Cinco perguntas respondidas sobre o Geekie Lab

Artigos

A Geekie é uma empresa de tecnologia com foco em educação que, desde 2011, desenvolve soluções que auxiliam alunos, professores e diretores. Uma dessas soluções é o Geekie Lab. Entenda, através de cinco perguntas e respostas, como essa ferramenta funciona e de que forma pode ajudar sua escola:  
O que é o Geekie Lab?
O Geekie Lab é uma plataforma de aprendizagem adaptativa desenvolvida pela Geekie.
Mas o que é aprendizagem adaptativa?
A aprendizagem adaptativa acontece por meio de sistemas educacionais computadorizados, podendo ser plataformas on-line ou softwares. Os melhores sistemas conseguem monitorar e produzir dados com alto grau de detalhamento sobre os estudantes e seu nível de proficiência em habilidades e domínio de conteúdo. Partindo da análise desses dados, o sistema desenvolve rotas personalizadas de aprendizado fazendo com que os conteúdos, exercícios e linguagens utilizados no processo de ensino se adaptem às necessidades específicas de cada aluno.
E como o Geekie Lab auxilia o aluno?
Por meio de avaliações diagnósticas, o Geekie Lab identifica os pontos de maior domínio, aptidões e dificuldades de cada aluno e, com base nesses resultados, traça um plano de estudos personalizado com videoaulas e exercícios. Quanto mais o usuário interage, mais eficiente a solução se torna.
Além disso, a plataforma oferece visibilidade aos alunos sobre seu desempenho nos diferentes assuntos abordados pelas aulas e exercícios. Essa visibilidade é de extrema importância para que eles tenham maior controle sobre seus resultados e possam atuar de forma autônoma, investindo seu tempo onde quer se aprofundar ou onde precisa se recuperar.
Outra ajuda importante é a organização de todo o conteúdo a ser estudado em um só lugar, o que permite ao estudante ter clareza sobre o que já foi estudado e sobre o tamanho do desafio que tem pela frente em relação ao número de aulas e horas de estudo.
E o professor? O que o Geekie Lab tem para ele?
Para o professor, o Geekie Lab é um ajudante que agiliza os trabalhos mais operacionais e lhe permite ter mais tempo para interagir com os alunos e preparar aulas cada vez melhores (além de poupar horas extras). E de que forma?
A plataforma permite que o professor crie e agende atividades para as suas turmas. Essas atividades são corrigidas em tempo real, dando insumos relevantes na preparação de aulas e outras atividades. Além disso, os professores têm acesso a relatórios que compilam informações sobre o domínio dos alunos nos assuntos que eles já estudaram na plataforma.
Podemos dizer que o Geekie Lab é um facilitador tanto para a implementação de dinâmicas de personalização do ensino, quanto para uso de metodologias de ensino híbrido. Automatizando a oferta de exercícios, planos de estudos personalizados e todo o conteúdo do Ensino Médio, o professor ganha tempo e pode criar planos de ensino que priorizem também o desenvolvimento de competências e habilidades, diferentes dinâmicas de grupo e um nível muito maior de interação com os alunos.
E o Geekie Lab tem alguma coisa para os coordenadores, diretores e gestores?
Para eles, o Geekie Lab entrega dados importantíssimos para o planejamento de ações pedagógicas bem embasadas: relatórios detalhados, embora apresentados de forma descomplicada, sobre o domínio de cada unidade, ano, turma e até mesmo sobre cada aluno.
Isso cria uma visão integral da escola, permitindo ações que visem diminuir a evasão escolar, construir novas metodologias que se adaptem às demandas dos alunos do século 21, reduzir disparidades e deficiências de aprendizagem e inovar de forma consciente.
Para conhecer sobre todas as soluções da Geekie acesse aqui.

Comment section

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

caret-downcheckchevron-downclosedouble-arrow-downfacebook-squareforwardhamburgerhamburgerinstagram-squarelinkedin-squarememberpauseplaysearchsendtwitter-squareyoutube-square