Bett Brasil Educar 2016: Geekie no maior evento educacional da América Latina

Artigos
bett brasil educar geekie

Hoje (18), foi o primeiro dia da conferência Bett Brasil Educar 2016 e a Geekie esteve por lá! Fomos expor nossas soluções de tecnologia educacional: Geekie Lab, plataforma de aprendizagem adaptativa com foco em alunos e professores; Geekie Teste, avaliação externa, com a mesma metodologia do Enem, para gestores acompanharem o desempenho da escola; e Geekie Games, plataforma oficial do Hora do Enem e completamente desenvolvido para o estudante. Também aproveitamos, como não poderia deixar de ser, a oportunidade de conhecer outros projetos inovadores, conversar com pesquisadores de todo o país e mapear o que de mais interessante veio para ficar na área de educação!

Bett Brasil também é formação

Nessa edição do evento, tudo foi pensado com o objetivo de oferecer uma formação continuada ao educador – quem nos conta é Vera Cabral, curadora da Bett Brasil Educar 2016. Encontramos a Vera logo depois do almoço, quando o número de visitantes atingia o pico, e ela comemorou o sucesso do primeiro dia.

“Organizamos os painéis, cursos e palestras por temas. Assim, se você só quer aprender sobre Ensino Híbrido, por exemplo, vai encontrar opções sobre isso em todos os horários. O educador pode tanto ter uma visão geral sobre diversos assuntos quanto se especializar no que mais lhe interessa”. Algumas das temáticas abordadas hoje foram gestão escolar para o alto desempenho, habilidades e competências para o século 21 e o uso de tecnologias digitais em sala de aula.

A nova onda de gestores

Vera observa também a mudança de público da Bett Brasil Educar nos últimos dois anos. Enquanto, antes, o evento reunia majoritariamente professores, desde a conferência de 2015 esse cenário mudou: o número de gestores que participam da feira e do congresso vem aumentando.

O motivo do crescimento? A quantidade de soluções tecnológicas disponíveis nos stands da feira pode ter a ver com isso – muitos gestores apostam na inovação e tecnologia para melhorar o desempenho de seus alunos, assim como os resultados da escola em índices nacionais. E a Bett é, com certeza, o lugar ideal para conhecer as novidades, comparar ferramentas e discutir, com outros educadores que já utilizam a tecnologia, qual o melhor caminho a seguir.

Aliás, esse ambiente de troca é mais um motivo para dar uma passadinha na conferência. Basta alguns minutos na feira para observar educadores de vários cantos do país se encontrando, sugerindo stands que devem ser visitados e atualizando um ao outro sobre suas respectivas escolas. O clima de “festa”, como comenta Vera, e a disposição para aprender são marcas registradas – e muito positivas, considerando-se as dificuldades enfrentadas diariamente pelas escolas.

Cursos com certificado

Além das palestras e painéis que acontecem ao longo dos quatro dias de evento, outra novidade da edição de 2016 são os cursos que oferecem certificado. Eles têm duração de quatro horas corridas (uma manhã ou tarde inteira de congresso), explorando temas como inclusão – “fiz questão de que houvesse um curso sobre inclusão durante a Bett Brasil Educar desse ano”, Vera nos disse, com orgulho, “assim, professores de matemática, português, ciências, todos irão se identificar. Essa é uma demanda em todas as escolas do país” – inovação e tecnologia e até mesmo dança e brincadeiras cantadas. Quem promove as aulas são a Unesp e o Instituto Singularidades.

Próximos dias da Bett Brasil Educar

Quer saber mais? Logo, você confere aqui no InfoGeekie novos artigos sobre o que rolou de mais interessante em tecnologia educacional no congresso da Bett Brasil Educar 2016! A conferência vai até dia 21 de maio (sábado) e a Geekie estará por lá para receber você. Venha nos visitar!

Comment section

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

caret-downcheckchevron-downclosedouble-arrow-downfacebook-squareforwardhamburgerhamburgerinstagram-squarelinkedin-squarememberpauseplaysearchsendtwitter-squareyoutube-square