Da personalização aos micromundos: as metodologias e rotinas ativas na Bett 2019

Artigos
Lilian Bacich metodologias ativas Bett Educar 2019 Geekie

Na tarde do primeiro dia da Bett Educar 2019, Lilian Bacich conversou com os congressistas sobre metodologias ativas e a personalização da aprendizagem apresentando dois casos práticos em diferentes escolas. Leo Burd, pesquisador do MIT e consultor da Faber-Castells, apresentou o conceito de aprendizagem criativa e micromundos

Depois dos debates teóricos da manhã, a tarde do primeiro dia da Bett Educar 2019 foi o momento para compartilhamentos de experiências. Lilian Bacich, fundadora da Tríade Educacional e referência em metodologias ativas e ensino híbrido, apresentou uma breve contextualização de suas áreas de trabalho e introduziu dois casos de escolas e professoras que colocaram a teoria na prática para inovar na educação.

Na parte mais teórica de sua apresentação, Bacich destacou os elementos mais importantes para a personalização do ensino por meio de metodologias ativas. Segundo ela, o primeiro ponto é ter clareza os objetivos de aprendizagem. Com isso definido, é preciso desenhar as experiências mais adequadas para os estudantes, pensar no ambiente no qual essa atividade vai ser desenvolvida e fazer da avaliação uma ferramenta formativa integrante de todo o processo de aprendizagem.

Para ilustrar sua fala inicial, Bacich convidou a professora de Língua Portuguesa do Colégio Beka, Michelle Pinheiro, para compartilhar uma experiência de aprendizagem em ensino híbrido e metodologias ativas. Pinheiro usou a sala de aula invertida e a rotação por estações com uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental. Para a primeira estratégia, a professora selecionou uma vídeo-aula para os estudantes assistirem a ele em casa. Na aula, os alunos e as alunas passaram por uma atividade diagnóstica para entender quais foram os conhecimentos que eles aprenderam a partir do estudo individual.

Na sequência, Michelle dividiu a sala em grupos e deu as orientações necessárias para seus alunos e alunas trabalharem em diferentes estações. A primeira era uma estação teórica na qual eles tinham que registrar no caderno o que julgaram importante sobre o conteúdo. A segunda foi chamada de “Mão na massa”. Nesta, os discentes tinham que criar pequenas cenas de uma peça de teatro e logo passavam para as outras duas: a tecnológica na qual tinham que fazer um mapa mental com suporte de um app e a de divulgação para produzirem um cartaz sobre o tema.

A aula terminou com uma autoavaliação, “também pensando na personalização”, destaca a professora. Além de os estudantes desenvolverem a competência de se autoavaliar, a professora também reservou um tempo para amarrar a aula com os estudantes. Segundo ela, toda essa dinâmica – à qual seus alunos e alunas já estão acostumados -, aumentou o engajamento da turma. O desafio para a docente, no entanto, estava no tempo disponível. Ela conta que, quando tem aulas duplas ou triplas, a dinÇamica se torna mais tranquila e espaçada no tempo. Porém, quando a aula é única, alguns ajustes são necessários. “Em uma aula de 50 minutos, por exemplo, é possível fazer até três estações de 20 minutos cada: duas no primeiro dia e a terceira num segundo. O tempo final sempre precisa ser reservado para amarrar o conteúdo e esclarecer as principais dúvidas que ficaram”, explica a educadora.

Aline Ohnuki, analista técnico educacional do SESI-SP, também para complementou a fala de Bacich relatando a experiência da unidade de Limeira que tem a personalização em seu DNA. Além de explicar o processo de construção do currículo e formação dos professores, assuntos que Ohnuki explicou ao InfoGeekie em entrevista exclusiva, ela mostrou uma prática com alunos que foram desafiados a identificar as árvores frutíferas de uma plantação da escola. A atividade personalizada para um grupo específico de estudantes com necessidades semelhantes foi um momento para estudar na prática o que em outras escolas eles veriam apenas na teoria.

Micromundos e aprendizagem criativa

No final do primeiro dia, Leo Burd, pesquisador do MIT e consultor da Faber-Castells, apresentou o conceito aprendizagem criativa e micromundos que pautam o trabalho com educação da empresa. Em uma fala mais teórica, o educador conceituou o tema de sua palestra e a metodologia pedagógica imersiva que transforma a sala de aula.

Segundo Burd, o referencial teórico com o qual ele trabalha se pauta no construtivismo de Piaget, mas dá um passo além. Esse avanço conceitual foi elaborado por Simon Papert, também pesquisador do MIT, que cunhou o termo construcionismo. “Acreditamos que o indivíduo aprende mais quando constrói algo, quando coloca a mão na massa”, explicou Burd.

A aprendizagem criativa é sustentada por o que os pesquisadores do MIT chamam de 4 Ps: projetos (projects, no inglês), paixão (passion), pares (peers) e pensar brincando (play). Essa conceituação engloba, assim, o conceito de conteúdo significativo que deve se conectar com a criança e sua realidade para que ela se envolva na atividade, se desenvolva com seus colegas e explore lúdica e livremente.

O ponto seguinte dessas referências foi o do micromundo, que engloba as teorias de aprendizagem baseada em projetos e propõe uma transformação na sala de aula para literalmente criar um mundo novo no qual o aprendiz explora e intervém. Um dos modelos desse micromundo é a “Floresta encantada”: a sala é transformada em um bosque no qual os estudantes exploram, pensam e criam criaturas daquele ambiente. Essa criação ocorre com a “mão na massa” e as crianças são incentivadas até a criar esses seres.

Leia também:

caret-downcheckchevron-downclosedouble-arrow-downfacebook-squareforwardhamburgerhamburgerinstagram-squarelinkedin-squarememberpauseplaysearchsendtwitter-squareyoutube-square