Bate-papo online: como usar dados para tomar melhores decisões pedagógicas?

Artigos
dados bate-papo online

Assista ao bate-papo online: Como usar dados para tomar melhores decisões pedagógicas?

A importância dos dados na educação

No novo bate-papo online gratuito oferecido pela Geekie, dois educadores e uma especialista em avaliação discutem a importância de basear estratégias pedagógicas em dados concretos. Afinal, o que se tira de útil de uma avaliação? Quando aplicada somente no fim do bimestre, com caráter classificatório, talvez não muito. Mas basta olhar mais cuidadosamente para cada questão, para diversas atividades avaliativas ao longo de um período de aprendizagem e mesmo para o comportamento individual de cada aluno (quais seus interesses, quantas horas estuda) para que esses números passem a fazer sentido.
Os colégios Opet, de Curitiba, e Seriös, de Brasília, começaram a se preocupar com esses relatórios, gráficos e tabelas. Ambas as escolas utilizam o Geekie Teste, solução de avaliação externa da Geekie que, além de estimar a nota real do Enem, já permite uma série de comparações: desempenhos individual e de turma, entre escolas da mesma rede, em relação à média geral de alunos Geekie ou à média nacional do ano anterior. Porém, elas foram além de usar a plataforma – e, agora, compartilham com você, educador, como combinaram avaliações externas e internas para entender melhor seus estudantes.
Ambos os colégios também vem investindo na formação da equipe de professores para que esse trabalho seja replicado em todas as áreas de conhecimento. Que tal aproveitar a oportunidade para tirar suas dúvidas e levar essa boa prática para sua escola?
O bate-papo acontece na próxima terça-feira (24), às 15h, e tem duração de uma hora. Os participantes poderão mandar perguntas para os convidados e interagir em tempo real! Quem não puder comparecer nesse horário, mas tiver interesse no tema, também deve realizar a inscrição: todos os inscritos receberão o link do bate-papo por email.

CONHEÇA OS CONVIDADOS:

  • Professor Frederico Azevedo é Diretor Educacional do Colégio Seriös, em Brasília. Graduado em Ciências Contábeis e licenciado em Matemática pela Universidade de Brasília – UnB. É mestre em Educação – Liderança Educacional pela University of New York – USA. Tem experiência como professor em escolas no Canadá e no Brasil e já atuou como diretor do Ensino Médio em escolas internacionais do DF e como orientador de carreiras no exterior.
  • Professor Carlos Azeitona é Coordenador do Terceiro Ano do Ensino Médio do Colégio Opet, em Curitiba. É diretor da Intellectu-m Desenvolvimento Educacional, que desenvolve projetos políticos pedagógicos e de gestão em reestruturação educacional, e professor de e Coordenador de Física e Matemática com experiência em EAD.
  • Camila Karino é Diretora de Avaliação na Geekie e uma das maiores especialistas em avaliação do Brasil. Já atuou como Coordenadora Geral de Instrumentos e Medidas do Inep, órgão responsável pela elaboração do Enem.

Assista ao bate-papo online: Como usar dados para tomar melhores decisões pedagógicas?
Esperamos por você!

Comment section

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

caret-downcheckchevron-downclosedouble-arrow-downfacebook-squareforwardhamburgerhamburgerinstagram-squarelinkedin-squarememberpauseplaysearchsendtwitter-squareyoutube-square