#GeekieIndica: Movimento pela Base Nacional Comum lança guia de Primeiros Passos

Artigos

Movimento pela Base Nacional Comum, grupo de pessoas e instituições que acompanha a criação da BNCC desde 2013, lançou o guia “Primeiros passos para a implementação da Base Nacional Comum Curricular”. Saiba o que consta no material e baixe-o gratuitamente!

Logo que a terceira versão da Base Nacional Comum Curricular foi entregue ao Conselho Nacional de Educação (CNE), no dia 6 de abril, organizações e especialistas da área se apressaram em traduzir o documento para diversos agentes educacionais. A própria Geekie divulgou recentemente, em suas redes sociais, quais as principais novidades sobre a BNCC:

Em seguida, o Movimento pela Base Nacional Comum divulgou, em sua página no Facebook, um guia de primeiros passos para instituições de ensino que já estejam atentas às mudanças e queiram começar a implementar a BNCC. O documento afirma que:

“Para começar, no entanto, não é preciso esperar a homologação da BNCC. Com a terceira versão publicada, as redes podem começar o trabalho desde já em pelo menos duas frentes: comunicação e adaptação dos currículos e projetos pedagógicos”.

O guia traz os seguintes conteúdos:

  • Comunicar para engajar, com sugestões de ações estratégicas para secretarias, diretores e coordenadores para informar e dar transparência ao processo de implementação da Base Nacional Comum;
  • Preparar a rede para a revisão curricular, que apoia a reflexão do gestor quanto ao histórico curricular de sua rede e como a BNCC se adapta aos objetivos de seu currículo; e
  • Envolver os professores e a comunidade escolar, onde estão dicas para engajar os professores na discussão sobre a Base, promovendo debates que vão do topo à ponta da comunidade escolar.

Além disso, o guia ainda conta com materiais anexos para complementar a leitura e apoiar o gestor: sugestão de carta e mensagens-chave; uma apresentação com o histórico da Base Nacional Comum; um documento com respostas para as perguntas mais frequentes, entre outros.

Acesse aqui o material Primeiros passos para a implementação da Base Nacional Comum Curricular, do Movimento pela Base Nacional Comum!

A publicação é especialmente relevante para escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, contempladas nessa versão da Base. As diretrizes para o Ensino Médio foram adiadas por conta da reforma e devem ser apresentadas somente no segundo semestre de 2017.

Comment section

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

caret-downcheckchevron-downclosedouble-arrow-downfacebook-squareforwardhamburgerhamburgerinstagram-squarelinkedin-squarememberpauseplaysearchsendtwitter-squareyoutube-square