Como a avaliação externa da Geekie pode ajudar na gestão da sua escola

A Geekie acredita que ensino-aprendizagem é um processo contínuo, em que alunos, professores e gestores devem ser capazes de tomar ações rápidas, precisas e eficazes. Nesse contexto, a avaliação deixa de servir apenas para medir o resultado final e passa a fazer parte de todo o percurso, ajudando a corrigir o trabalho ainda em andamento.
Pensando nisso, desenvolvemos quatro novos produtos: Geekie Saeb, Geekie Enem, Geekie Formativa e Geekie Simulado. Para que você entenda cada um deles e possa aprofundar seus conhecimentos sobre os diferentes tipos de avaliação, preparamos uma série especial de artigos. Nela, vamos abordar:

  1. Avaliação externa e o papel na gestão da escola
  2. TCT (Teoria Clássica dos Testes) e TRI (Teoria de Resposta ao Item)
  3. Avaliação formativa
  4. Avaliação somativa
  5. Saiba por que é possível tirar mais de mil ponto na prova do Enem
  6. Critérios de montagem de prova

Como a avaliação externa da Geekie pode ajudar na gestão da sua escola
Ao pensar sobre avaliação externa, grave esta palavra-chave: informação.
Como já dissemos, acreditamos que a avaliação externa é importante para, mais do que somente medir o resultado final, também identificar os estágios de aprendizagem do aluno e entender quais são suas dificuldades e os conceitos que já domina, podendo assim dar subsídio para uma ação pedagógica personalizada.
Repare em um ponto importantíssimo aqui: dentro dessa perspectiva, a avaliação externa é uma ferramenta integrada ao ambiente escolar, e não dissociada dele. A ideia é informar e dar o suporte para a intervenção docente, complementando o processo iniciado pelo professor dentro das suas práticas e avaliações internas. Alunos e professores são protagonistas, sempre.
E também os gestores. Essas informações não se limitam ao espaço da sala de aula, afinal, conhecer o aluno é também conhecer a turma, a escola, a rede. Imagine a possibilidade de planejar o futuro de sua escola pautado por informações micro e macro detalhadas!


O relatório de aplicação: permite visualizar o desempenho da sua escola e comparar com o das demais Escolas Geekie participantes da aplicação.

Da prova aos relatórios: como a Geekie faz a coleta e apresentação das informações

Por meio da aplicação de um conjunto de provas (realizadas em ambiente online ou impressas), entendemos o estágio de aprendizagem em que o aluno e, consequentemente, a turma, a escola ou a rede se encontram. Como resultado, a Geekie apresenta relatórios individuais e também de dados comparativos entre turmas e unidades, no caso de colégios de uma mesma rede, o que possibilita que os planos de gestão pedagógica estejam alinhados às necessidades específicas de cada sala.


Relatório de prova: permite analisar o desempenho da sua escola e compará-lo por série, turma e outras segmentações.

Além disso, é possível aprofundar a análise em cada turma por meio dos relatórios individuais e fazer uma análise com base nas questões que compuseram as provas avaliativas. Um olhar sobre as questões permite ao professor compreender exatamente o que foi avaliado, bem como identificar o que cada aluno acertou e errou. E mais: a Geekie também disponibiliza relatório individual para a consulta do aluno.
Sempre é bom lembrar: alunos, professores e gestores são protagonistas.


Relatório de prova:
permite analisar o desempenho dos alunos em cada uma das questões de prova.

Avaliação, tecnologia e pedagogia

Cada um dos quatro novos produtos da Geekie atende a uma necessidade da escola, e no InfoGeekie você vai aprender mais sobre cada um deles em breve. O que há de comum entre eles é o conjunto formado por:

  • expertise técnica em avaliação;
  • tecnologia e inteligência na coleta, apresentação e cruzamento de dados; e
  • embasamento pedagógico, da estruturação de matrizes à montagem de provas e de relatórios.

Com essa base, a Geekie proporciona à comunidade docente uma oportunidade de estar em sintonia em relação aos dados de suas turmas, o que permite perseguir objetivos em comum de modo mais sinérgico e com uma visão pedagógica mais integral. E, para os alunos, é uma oportunidade de conhecer melhor as suas dificuldades, facilitando o direcionamento no momento do estudo em casa.
No próximo artigo desta série, vamos falar sobre TCT e TRI e como a Geekie trabalha com essas teorias. Fique ligado!
 

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Bitnami