Assista ao debate: Como tomar decisões pedagógicas baseadas em dados

Artigos

Antes de uma cirurgia, os médicos precisam de exames completos do paciente para que saibam exatamente o que precisam fazer. Um administrador de empresa também precisa de relatórios detalhados do negócio para que possa tomar boas decisões. Da mesma forma, um gestor escolar pode tirar grande proveito de dados para orientar suas decisões pedagógicas. A tecnologia pode ajudar a obter esses dados e processá-los, permitindo uma leitura muito mais ágil de informações como o desempenho dos alunos em tópicos específicos de uma matéria ou em áreas mais gerais, por exemplo. Assim se torna possível ao gestor, entre outras coisas, desenvolver – e testar, em tempo real – estratégias pedagógicas eficientes de acordo com as necessidades da escola.
Essa prática faz parte de uma tendência global na educação e muitas instituições brasileiras a adotaram com sucesso. Você vai poder entender isso melhor, e conhecer algumas dessas instituições, no debate online que a Geekie vai realizar amanhã (14 de outubro), às 14h, com o tema: “Como tomar decisões pedagógicas baseadas em dados”.
Assista ao bate-papo online clicando aqui.
Entre outras coisas, você vai aprender:
– Por que é importante embasar decisões pedagógicas com dados;
– Como a tecnologia pode fornecer dados importantes para as escolas;
– Como interpretar os dados e transformar esse conhecimento em algo aplicável ao dia a dia escolar;
– Como instituições têm usado dados para melhorar o ensino.
Os participantes


Solange Novaes Costa Petrosino
Gerente de serviços educacionais da Editora Moderna. Graduada em Biologia e Pedagogia pelo Mackenzie, com pós-graduação pela Universidade de São Paulo. Tem 30 anos de vivência profissional na área de educação, em diferentes funções: professora de todos segmentos, coordenação, orientação educacional e direção.
João Guedes
Professor da FAAP e diretor da Escola ALEF – Antonietta e Leon Feffer. Graduado pela Universidade de São Paulo, com doutorado pela mesma universidade e pós doutorado pela Unesp.
Mediação:
Gisela Hirai, Relações Institucionais da Geekie.
O debate dura cerca de uma hora e pode ser acompanhado em tempo real ou posteriormente, a qualquer momento. É possível enviar perguntas durante a conversa ou antecipadamente, para o e-mail ana.prado@geekie.com.br

Durante todo o mês de outubro, a Geekie vai realizar, semanalmente, debates online sobre temas ligados à inovação na educação. Uma inscrição vale para todos os debates do mês. Os convidados são sempre especialistas, empreendedores, educadores e gestores escolares que irão compartilhar ideias, explorar cases e fomentar discussões fundamentais para a escola do século 21.
Veja a programação dos debates:
– Como a inovação pode reduzir a evasão escolar
Data: 8 de outubro (quinta-feira), às 15h.

– Como tomar decisões pedagógicas baseadas em dados
Data: 14 de outubro (quarta-feira), às 14h

– Como a tecnologia empodera o professor na sala de aula
Data: 22 de outubro (quinta-feira), às 15h.

 

Comment section

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

caret-downcheckchevron-downclosedouble-arrow-downfacebook-squareforwardhamburgerhamburgerinstagram-squarelinkedin-squarememberpauseplaysearchsendtwitter-squareyoutube-square