Escolas celebram início do ano letivo com o Geekie One

Destaques na imprensa e nas redes sociais, as escolas parceiras da Geekie começaram o ano letivo com tudo! A preparação para mais um ano é marcado pelo crescimento na quantidade de estudantes e educadores que usam o Geekie One em sala de aula.

Ano novo, aulas novas, turmas novas, novas formações de professores, professoras e estudantes. Se tudo muda com o início do ano letivo, é preciso que toda a comunidade escolar esteja preparada para um novo ciclo de ensino-aprendizagem. O objetivo final dessa preparação? Encantar, empoderar e contribuir para o processo de aprendizagem dos quase 7 mil alunos das escolas parceiras da Geekie, em 2019. E foram eles as estrelas dessa estreia, com direito a muita empolgação, fotos nas redes sociais e notícias especiais na imprensa.

Ao longo de três semanas, cerca de 900 educadores participaram dos encontros de boas-vindas elaborado pelo time de consultores da Geekie. Foram momentos nos quais professores e professoras voltaram para as carteiras escolares e assumiram o papel de estudantes. Nessas formações, os educadores tiveram os primeiros contatos com o Geekie One, a iniciativa pedagógica da Geekie, adotada pelas escolas de Ensino Fundamental II (entre 6o e 9o anos) e Ensino Médio, de vários estados do Brasil.

Primeiro, os professores e professoras, depois, os alunos e alunas. Estes começaram o ano em grande estilo e teve até quem se exaltou (positivamente, claro), ao começar as aulas com o Geekie One. A reação não é em vão: logo nos primeiros dias de aula, esses estudantes tiveram uma preparação especial, o Start Geekie One. Essa formação inicial com os alunos e alunas teve como objetivo disseminar uma cultura de aprendizagem participativa, reflexiva e híbrida.

Em outras palavras, o objetivo dessa formação foi estimular os estudantes a refletir sobre como eles podem aprender usando a tecnologia como uma ferramenta que potencializa esse processo de construção do conhecimento. Além da questão da aprendizagem, o Start também desenvolve competências e habilidades cognitivas e socioemocionais. Aqui a questão é fazer com que o estudante se sinta seguro e tenha autonomia para ser o precursor de seu próprio aprendizado.

Um sonho coletivo

A adoção de uma solução pedagógica inovadora não poderia estar desacompanhada de um diálogo sobre suas potencialidades e possibilidades. O trabalho feito pelos consultores considerava as peculiaridades e desafios de cada uma das escolas. O momento, que fez parte das semanas de planejamento pedagógico das instituições de ensino e do início das aulas com os estudantes, teve o objetivo de aproximar a comunidade escolar da Geekie, além de fortalecer esse laço que irá durar ao longo de toda a jornada de inovação que as escolas abraçaram.

“Esse momento na semana pedagógica é bastante importante porque ele ajuda a fortalecer a visão de um sonho coletivo. Às vezes as escolas não têm tempo para refletir e construir junto esse sonho e isso é muito poderoso para mobilizar as pessoas em direção a um sonho”, conta Mauro Romano, diretor de Sucesso do Cliente do Geekie One.

Falando em sonhos, todos os educadores foram convidados a sonhar com a escola do futuro. Após um reconhecimento dos colegas de trabalho, professores, professoras, coordenação e direção compartilharam suas visões sobre os caminhos que as escolas devem e podem trilhar. As respostas foram as mais variadas possíveis: “uma escola sem paredes e limitações de horários”; “que ajude o estudante a ter cada vez mais autonomia”; “maior comunicação e intercâmbio entre as escolas e pessoas”. Depois de um momento colaborativo como este, que educador não estaria motivado ou motivada para encantar seus estudantes? Esse é só o começo de uma série de encontros e formações com os consultores da Geekie. Muito mais virá por aí.

Veja como foi o início do ano letivo para a Geekie:

Leia mais:

Como o Geekie One apoia os professores no início das aulas? O caso do Colégio Projeto Vida.

E-book: Práticas ativas para não esquecer mais

Educação Digital: é papel da escola?

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Bitnami