Correção de redação a distância: 7 dicas para obter sucesso neste processo

Confira dicas exclusivas da Imaginie, maior empresa de correção de redação do Brasil, para otimizar as correções de redação feitas durante a quarentena.

Em decorrência do isolamento social, provocado pela pandemia do novo coronavírus, as escolas se viram diante de um grande desafio: manter alunos e alunas aprendendo em casa.

Ensinar a distância ainda é uma metodologia nova, mesmo que a proposta do ensino híbrido esteja cada vez mais presente em nosso cotidiano escolar. Afinal, a tecnologia tem ocupado um espaço significativo na vida de todos, inclusive de alunos(as).

Porém, todos fomos pegos de surpresa e vimos a necessidade de acelerar o processo de trazer a tecnologia para o âmbito educacional. Dentro dessa seara, a correção de redação a distância tem se apresentado como um desafio a ser superado por escolas. 

E é por isso que neste artigo vamos te mostrar 7 dicas para que você alcance sucesso na tarefa de corrigir redação a distância. Vamos lá?

7 dicas para otimizar o processo de correção de redação a distância

Selecionamos 7 dicas superpertinentes para te ajudar a obter sucesso na correção de redação a distância. Acompanhe!

1. Conheça a realidade dos alunos(as)

A nossa primeira dica para a correção de redação a distância é: conheça a realidade dos alunos e alunas de sua escola.

Antes de enviar qualquer atividade de redação é necessário estabelecer contato com as famílias e descobrir se:

  • “Eles possuem acesso à internet?”
  • “A família dará o suporte necessário?”
  • “Os(as) estudantes estão familiarizados com a ferramenta de prática de atividades que vamos utilizar?”

Só após o conhecimento da resposta para essas e outras questões é que se deve enviar as atividades e posteriormente corrigir as redações.

2. Capacite professores e professoras

Muitos educadores(as) não possuem uma intimidade tão forte com os aparatos tecnológicos. Por isso, é dever do coordenador ou coordenadora da escola capacitar a equipe docente.

Apresentando ferramentas e mostrando que sim é muito possível que a correção de redação a distância seja feita com assertividade.

3. Estabeleça um diálogo aberto entre escola, família e alunos(as)

Para que as atividades sejam feitas e corrigidas em tempo hábil, a comunicação entre escola, família e estudantes deve reinar.

Isso porque será necessário estipular datas e horas para o envio das redações e em contrapartida estabelecer qual será o tempo devolução destas atividades.

É claro que quando qualquer alteração no calendário for feita todos precisam estar cientes. E tudo isso só será possível por meio de um diálogo aberto e transparente. 

Confira conteúdos relacionados ao coronavirus e material gratuito para download

4. Oriente estudantes 

Outra superdica para obter sucesso na correção de redação a distância é a orientação clara aos alunos e alunas

Todas as informações sobre como será a atividade, como desenvolvê-la, qual o prazo de entrega e ainda como a correção será feita devem ser passadas aos(às) estudantes. 

Quanto mais claras forem as orientações, menos dúvidas surgirão e maior será o sucesso da tarefa de correção de redação a distância.

5. Escolha um espaço virtual para criar e divulgar atividades

Um dos principais desafios de professores e professoras na correção de redação a distância é a escolha de um espaço virtual. 

Na internet há uma série de possibilidades, mas é ideal que você opte por uma que tenha familiaridade. Uma das ferramentas de uso mais fáceis é o Google. Ele oferece vários aplicativos integrados, como o Drive.

Além do Google, há também plataformas virtuais que são bem tranquilas de serem usadas, como a plataforma de correção de redação da Imaginie – confira uma dica exclusiva sobre essas plataformas logo abaixo. 

Você pode criar atividades de redação de uma maneira bem simples e enviá-las para os estudantes. E o legal é que elas contam com tutoriais de uso, o que facilita a vida de professores(as) e alunos(as).

6. Planeje as atividades 

Planejamento é uma dica essencial para o desenvolvimento de qualquer atividade. E para a criação e correção de redação essa é uma máxima que deve ser posta em prática.

Antes de mandar as atividades aos alunos e às alunas de sua escola, tente imaginar quais seriam as principais dúvidas e se adiante: mande um e-mail esclarecendo pontos que você considera que possam gerar dúvidas. 

O planejamento é peça chave para a otimização do tempo. Isso porque se você se planeja e prevê possíveis dúvidas não terá o trabalho de refazer as atividades e poderá corrigir as redações em tempo hábil. 

Leia também: Resumo: uma evidência de aprendizado a distância

7. Conte com uma plataforma virtual 

A nossa sétimae última dica para a correção de redação eficaz a distância é: conte com uma plataforma virtual.

Atualmente, já existem plataformas online especializadas em corrigir redações. Algumas dessas plataformas, como a da Imaginie, por exemplo, contam com mais de 300 temas de diferentes eixos temáticos.

Além disso, elas ainda contam com corretores competentes, eficientes e empáticos que mandam a correção das redações o mais rápido possível, contendo elogios e pontos de atenção, para que os alunos e as alunas entendam onde precisam melhorar. 

Estas plataformas são 100% virtuais. Isso significa que a criação e realização das tarefas é feita totalmente online. Os professores e as professoras podem acessar a plataforma e escolher o tema que gostariam que seus alunos(as) fizessem, incluir estudantes e turmas e ainda selecionar o prazo final para o envio das atividades. 

As plataformas contam com uma interface tranquila e intuitiva, mas também com tutoriais de uso e ainda com uma equipe pronta a sanar qualquer eventual dúvida que possa aparecer. 

Essa dica é bastante preciosa, porque otimiza, de fato, a vida de educadores e educadoras que poderão dedicar o seu tempo para a preparação de aulas, solução de dúvidas e demais atividades, delegando a correção de redações a uma plataforma parceira. 

Esperamos que as nossas dicas de correção de redação a distância tenham sido relevantes para você e que você possa usá-las não só no isolamento social, mas também quando as aulas regulares retornarem!

Se você gostou de conhecer um pouquinho mais sobre as plataformas onlines, aproveite para se inteirar sobre as soluções que Imaginie oferece para as escolas! 

* Yasmine Diniz, redatora do Blog de Educação da Imaginie. A Imaginie é parceira da Geekie e acredita que por meio da parceria entre escolas e soluções tecnológicas, mais pessoas podem ter acesso a um ensino de qualidade.

Veja também:

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Bitnami