5 ferramentas online que todo gestor deveria conhecer

Artigos

A tecnologia deve fazer parte da educação e, enquanto muitos ainda estão receosos, outros a abraçam e colhem os benefícios dessa postura. Dentre as vantagens, estão as facilidades que as diversas ferramentas online proporcionam aos educadores.
Se você é diretor de uma escola e ainda está no time dos indecisos sobre a importância de ter a tecnologia como uma aliada, não deixe de continuar a leitura, pois, a seguir, vamos apresentar as 5 ferramentas online que todo diretor de escola deveria conhecer!

1. Google Apps

A Google desenvolve diversas ferramentas que facilitam a vida de qualquer profissional — incluindo aqueles que trabalham com educação. Há recursos que podem ser adaptados para esse universo, e outros desenvolvidos especialmente para ele.
Além do e-mail, um aplicativo da Google que mais interessa aos educadores é a Agenda, que permite o controle e o gerenciamento dos compromissos de forma prática e intuitiva. Afinal, sabemos que as reuniões, por exemplo, são uma constante na vida desses profissionais.
O Drive, com o editor de textos e planilhas, é outra ferramenta muito útil. É possível escrever e compartilhar textos de maneira bem fácil, e as planilhas são ótimas para definir cronogramas e planos pedagógicos, dividindo-os com todo o corpo docente.
Importante destacar também o Google Apps for Education, que inclusive é gratuito. Basicamente, são os recursos já citados, só que voltados especificamente para as escolas. Por meio deles, a comunicação entre diretoria, professores e estudantes torna-se muito mais integrada.

2. Asana

O cotidiano de um diretor escolar envolve muitas tarefas, obrigações, responsabilidades e compromissos. Tudo isso só pode ser administrado de uma forma: com bastante organização.
O Asana é a ferramenta que pode ser a sua principal aliada nesse quesito. Trata-se de um gerenciador de projetos online, no qual é possível estabelecer tarefas e prazos junto à sua equipe, definindo metas e obrigações para cada setor, e controlando o andamento dos trabalhos.
A interface do programa é organizada em três partes: hoje, o que está por vir e o que está sem data definida. Explore essa ferramenta e observe como será mais fácil para você e para os outros, uma vez que você poderá estabelecer e organizar tarefas, por exemplo, entre os professores e os outros agentes da educação — como reuniões semanais, reuniões de pais, entrega de relatórios, etc.

3. Geekie Lab

O Geekie Lab é a solução educacional desenvolvida pela Geekie capaz de potencializar o aprendizado e melhorar o desempenho de cada aluno, oferecendo a eles o melhor caminho para que eles aprendam o que é esperado, sem deixar ninguém pra trás.
Focado em atuar sobre três pilares principais: personalização do aprendizado, adequação ao currículo da escola e engajamento do aluno, um software, alocado dentro de uma plataforma de internet, e utilizável em qualquer computador, funciona como uma espécie de professor particular para o estudante, pois é capaz de identificar seus pontos de maior domínio, aptidões e dificuldades e, em seguida, com base nesse diagnóstico, traçar planos de estudo personalizados, para aprimorar seu aprendizado. Quanto mais o usuário interage com a plataforma, mais eficiente ela vai se tornando, uma vez que reconhece melhor as necessidades de cada pessoa.
Com o Geekie Lab, professores e gestores conhecem o desempenho de cada aluno, e conseguem fazer intervenções pedagógicas mais direcionadas. Conseguem acompanhar também a evolução da escola por meio de avaliações preditivas aplicadas ao longo de todo o processo.

4. QEdu

Voltado para melhorar a gestão de escolas no Brasil. Para isso, o QEdu oferece diversas facilidades, como acompanhamento de desempenho das escolas, comparação entre escolas, evolução dos níveis de escolaridade, controle de contas e geração de documentos importantes para a escola.

5. WPensar

Por meio do WPensar, você otimiza a gestão da sua instituição de educação. É possível reduzir riscos e organizar de forma muito mais completa o dia a dia escolar, através da integração de todos os setores e unidades da instituição, fazendo com que se promova grande economia de tempo e de recursos.
Você conhece alguma outra ferramenta online que pode fazer diferença na vida de um diretor? Conte para a gente!




Baixe o ebook gratuitamente: Por que os educadores precisam ir além do data show



caret-downcheckchevron-downclosedouble-arrow-downfacebook-squareforwardhamburgerhamburgerinstagram-squarelinkedin-squarememberpauseplaysearchsendtwitter-squareyoutube-square