4 vantagens de uma educação conectada

Artigos

Novos tempos pedem novas abordagens de ensino. Por isso, as escolas devem fazer uso da tecnologia como aliada para acompanhar essas transformações – assim como as diversas áreas profissionais, que absorvem a tecnologia e veem seus processos se desenvolvendo e evoluindo com ela. Com a aplicação de uma educação conectada, é possível a prática de um ensino diferenciado e atraente, mais próximo dos estudantes e capaz de melhorar a relação entre escola e aluno.
Se você ainda tem dúvida se vale a pena ou não investir nessa no uso da tecnologia em sua estratégia educacional, selecionamos 4 vantagens que a educação conectada tem a oferecer. Confira!

Rompe fronteiras

Cada vez mais conectados, os alunos de hoje já nasceram em um mundo digital e por isso a escola precisa adequar-se a este novo cenário. As aulas expositivas na lousa cedem espaço a aulas mais estimulantes graças ao uso de plataformas digitais e recursos multimídia. Por isso, pesquise jogos, plataformas e aparelhos tecnológicos utilizados pelos estudantes. Adaptando esses recursos ao universo pedagógico é possível obter resultados interessantes. Mais estimulados, esses alunos mantém atenção nas aulas e os professores conseguem  transmitir melhor o conteúdo.
Como consequência, a educação acaba se transformando em um espaço de troca em que todos saem ganhando. Ao dissolver a barreira que separa aquele que ensina e aquele que aprende, a tecnologia rompe as fronteiras do conhecimento e estreita os laços entre professores e alunos.

Democratiza o acesso

Uma das maiores vantagens da tecnologia é a possibilidade de democratização do ensino, aspecto fundamental na construção de um país mais justo e socialmente desenvolvido. Por meio dela, fica mais fácil ofertar uma educação de qualidade a preços acessíveis, pois na maioria dos casos, ela não necessita de recursos materiais físicos, como livros e cadernos. Outra vantagem é que vários cursos e minicursos ofertados dos mais variados assuntos estão disponíveis gratuitamente na internet. Basta ter interesse, buscar o assunto e aprender. Prova disso são os sites de ensino a distância e cursos online, muitas vezes gratuitos, como o Coursera.
A redução de custo na produção do ensino, permite ainda o investimento em outros processos da educação, como a qualificação dos professores, por exemplo. Sem dúvida, o acesso democratizado representa um grande ganho tanto para os profissionais quanto para os alunos.

Contribui para a personalização do conteúdo com o Big Data

Resumidamente, Big Data é um conjunto de soluções tecnológicas que permite armazenar e tratar dados digitais de uma forma veloz e inteligente, permitindo a análise de informações virtuais em tempo real. Seu uso tem as mais variadas aplicações, por exemplo nos anúncios do Google que aparecem de forma personalizada ao perfil do usuário.
Recentemente o Big Data passou a possibilitar também a elaboração de um ensino personalizado. Os dados gerados sobre o aprendizado de um aluno, armazenados em uma plataforma adaptativa podem, por exemplo, permitir ao professor avaliar facilmente o desempenho de um estudante, enviando exercícios para ele via plataformas digitais. Por meio dos softwares, é possível avaliar e comparar desempenhos, recomendar conteúdos de forma direcionada bem como alterar estratégias de ensino tanto em aspectos individuais quanto conjuntos.

Ajuda na organização da escola

Organizar uma escola não é fácil. Poder contar com a inteligência artificial, em forma de softwares como o WPensar, para isso facilita enormemente a organização dos processos internos como lista de chamadas, lançamento de metas, agendamento de compromissos, envio de atividades e correção de exercícios.
O uso de um sistema LMS – Learning Management System, ou Sistema de Gestão da Aprendizagem (SGA), é um exemplo. Ao utilizar esse tipo de plataforma, o educador tem ao seu dispor uma série de recursos que dão suporte aos processos de aprendizagem, permitindo seu planejamento, implementação e avaliação. Algo que vai muito além do velho diário de classe, certo?
Com os exemplos acima, você viu que todos têm a ganhar com a educação conectada. Você se lembra de alguma outra funcionalidade utilizada por você ou que você considera interessante? Comente sua experiência com a gente!




Baixe o ebook gratuitamente: Por que os educadores precisam ir além do data show





caret-downcheckchevron-downclosedouble-arrow-downfacebook-squareforwardhamburgerhamburgerinstagram-squarelinkedin-squarememberpauseplaysearchsendtwitter-squareyoutube-square