10 leituras para te ajudar no planejamento pedagógico

Planejamento pedagógico, de currículo e de aulas. Esses são os momentos ideais para refletir sobre metodologias, práticas e experiências de aprendizagem que podem te ajudar a criar um ano letivo incrível para sua escola e seus estudantes. Confira nossas indicações.

As primeiras semanas do ano são momentos importantes não apenas para os planejamentos pedagógico, de conteúdo e das primeiras aulas. Elas  também são um período no qual a direção, a coordenação pedagógica e a equipe docente podem se reunir para debater temas relevantes sobre a prática didática, criar boas ideias para a formação continuada da equipe docente e para experiências de aprendizagens para as primeiras semanas de aulas.

Pensando nisso, separamos uma série de conteúdos que podem ajudar a equipe de sua escola a criar essas oportunidades de debates e aprendizagens. Que tal usar esses textos para refletir sobre os possíveis planos de ação das evidências de aprendizagem reunidas no ano anterior? Ou então pensar no processo de ensino e aprendizagem a partir de outras óticas?

Independente do objetivo, aproveite este momento para reunir todos os membros da equipe para rever os objetivos da escola e mobilizar toda a comunidade escolar em prol da aprendizagem dos e das estudantes. 

Confira a lista que preparamos para você:

Metodologias para aulas mais ativas e significativas

Vamos começar nossas indicações com alguns textos sobre metodologias para te ajudar no planejamento e temas relacionados à cultura de aprendizagem nas salas de aulas e na escola.

[Artigo] 

Comece pelo fim: a metodologia de Harvard para planejamento de aulas mais significativas

Este texto é um de nossos preferidos do InfoGeekie e ideal para ser lido em encontro de docentes. A Marcela Lorenzoni, líder da Consultoria Pedagógica do Geekie One, explica neste texto como funciona o Backward Design, uma metodologia bem interessante que para te ajudar a transformar as habilidades da Base Nacional Comum Curricular em objetivos e experiências de aprendizagem para suas aulas.
Leia o artigo da Marcela neste link. 

[E-book] 

“Práticas ativas para não esquecer mais!: Como promover uma educação para compreensão”

Neste e-book você pode conferir e aprender uma série de rotinas e práticas ativas para planejar as experiências de aprendizagem de suas aulas. Nele você confere passo-a-passo e indicações para aplicação de cada rotina na sala de aula.
Confira mais informações sobre o e-book neste link. 

[Artigo]

Planejamento pedagógico e a intencionalidade de novas tecnologias

Este artigo do InfoGeekie, assinado pela Emilly Fidelix, criadora do @seligaprof, no Instagram, traz uma reflexão importante para educadores e educadoras: o que considerar na hora de selecionar uma nova tecnologia para suas aulas? 
Descubra como Emilly responde a essa pergunta neste link.

[Artigo Nova Escola]

Planejamento volta às aulas: por onde começar?

Para finalizar o bloco de metodologias e reflexões para o planejamento, indicamos este artigo da Nova Escola. A Ana Paula Bimbati traz neste texto, os principais pontos de atenção para os planejamentos das escolas. Tem até checklists para te ajudar a não esquecer nada.
Confira as dicas da Nova Escola neste link.

Experiências para você  se inspirar e planejar suas aulas

Pronto, agora você já leu e refletiu sobre aspectos e metodologias para o planejamento. É hora de pensar no planejamento das aulas, experiências e objetivos de aprendizagem. Aqui vale lembrar que é essencial lembrar como foi o ano anterior, quais evidências você colheu com as atividades desenvolvidas e até revisitar os planos de aula que deram certo ou não.

[Bate-papo on-line] 

Uso de metodologias ativas nos anos finais do Ensino Fundamental

Já que falamos de rotinas e práticas ativas, aqui vai um bate-papo para te inspirar. Nele, conversamos com duas educadoras do Colégio Mater Dei São José dos Campos: a coordenadora Soraya Moreira Guedes e a professora de Geografia, Cíntia Lopes Rodrigues. Elas falaram sobre como desenvolveram uma série de atividades ativas da disciplina com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.
Confira o bate-papo neste link. 

[Artigo do Porvir]

Volta às aulas: como colocar a aprendizagem criativa em prática na sua escola

Para fechar o bloco de reflexões e ideias para experiências de aprendizagem, indicamos esse artigo do Porvir. Nele, a Mariana Lopes e o Vinícius de Oliveira dão dicas sobre como inserir a aprendizagem criativa na sala de aula e engajar seus estudantes.
Confira o artigo do Porvir neste link. 

[Bate-papo on-line]  

Avaliar competências e habilidades requer mudança de mentalidade

Esse bate-papo é bem focado em avaliação no novo contexto que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) coloca para as escolas. Nele, a líder da Consultoria Pedagógica, Marcela Lorenzoni, e a designer pedagógica, Glaucileide Oliveira, ambas da Geekie, conversam com a coordenadora do Colégio Internacional EMECE, Angélica Larcher, sobre como a base traz novas possibilidades de avaliação para o desenvolvimento das habilidades e competências da base.
Confira as indicações que as três educadoras dão neste link.

Para refletir sobre o processo de aprendizagem e engajamento dos estudantes

O planejamento escolar é ou pode ser aquele momento para reunir toda a equipe docente, gestão escolar e coordenação para refletirem juntos sobre como foca no estudante e promover seu desenvolvimento integral. Para que isso aconteça de forma transversal na escola é fundamental que, além de um bom planejamento, toda a equipe reflita sobre o que a escola pode e deve fazer para aproximar e encantar os e as estudantes no processo de aprendizagem. 

[Artigo] 

As 8 Forças de Cultura para construir um ambiente de aprendizagem 

Esse texto, por sua vez, é bem interessante para reflexão sobre qual é a cultura ideal para uma aprendizagem significativa de seus estudantes. A Dija Santos, consultora pedagógica do Geekie One, explica o que são as forças de cultura que Ron Ritchhart, pesquisador do Projeto Zero, da Universidade de Harvard, aponta como fundamentais para um ambiente de aprendizagem. Este artigo é uma reflexão valiosa para pensar sobre como sua escola promove e é influenciada pelas forças para construir um ambiente de aprendizagem.
Descubra quais são essas 8 forças de cultura no artigo da Dija neste link.  

[Pesquisa Porvir]

Como promover a escuta dos estudantes em 2020

Qual é o modelo de escola e de Ensino Médio que seus alunos e suas alunas querem? Com que frequência você promove uma escuta ativa com estudantes para entender e, se possível, atender suas necessidades e demandas? O Porvir fez um artigo muito bacana com ideias de como órgãos públicos fizeram para ouvir mais os estudantes. As ideias apresentadas no texto são resultados da pesquisa “Nossa Escola em (Re)Construção“. 
Acesse o artigo por este link e veja quais experiências a equipe do Porvir destacou e se inspire para estreitar seus laços com o corpo discente de sua escola.

[Novo Ensino Médio]

Sua escola já se adaptou ao  Novo Ensino Médio?

Por falar em Ensino Médio, como está o processo de adaptação à Lei 13.415/17 em sua escola? O prazo final para a implementação das novas diretrizes do segmento é 2022. Este artigo traz informações sobre a reforma do Ensino Médio e também apresenta qual é a proposta do Geekie One para o segmento. 
Confira o que preparamos para escolas parceiras neste link.

Esperamos que esses textos ajudem você e sua equipe de educadores e educadoras a ter diálogos ricos e focados no processo de ensino e aprendizagem. Para receber mais conteúdos como esses, inscreva-se em nossa newsletter neste link ou logo abaixo! Enviamos e-mails quinzenais para você te inspirar.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Bitnami